Meu portfólio...
Aqui vou relatar as atividades que aconteceu no dia 30 de julho de 2010, durante o conteúdo não mencionei datas, porém especifiquei de uma forma básica o que entendi sobre os assuntos, e abordei também tudo o que nos foi passado durante as aulas.
Parte 1
A professora Eliana colocou ao quadro a seguinte frase: “Ser homem é ser responsável. É sentir que colocando sua pedra se colabora na construção do mundo”. Escrita Por Antoine de Saint Excepery
Cada aluno teria então que expor suas opiniões sobre a frase.
Parte 2
A Professora pediu à classe que pesquisasse sobre o assunto “portfolio”
Logo em seguida a mesma ditou algumas frases que tínhamos que completar e dar sentido a elas exemplo:
“O mundo seria melhor se...”.
Eu usei para completar a frase compreensão. Então a frase ficou assim: o Mundo seria melhor se houvesse mais compreensão.
Nessa aula a Professora ditou dez frases, que teríamos que completa-las e dá sentido a elas.
Na aula seguinte a Professora recolheu as pesquisas sobre o portfólio e houve debate,
O quê é portfólio, para que serve e o que significa ¿ E todo esse assunto foi discutido na classe.
Minha pesquisa foi a seguinte.
O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização com alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não.
No final dessa aula a professora pediu uma pesquisa sobre o tema “currículo”
Conclui da minha pesquisa que: Curriculum vitae é do latim TRAJETORIA DE VIDA, também abreviado CV, ou apenas currículo, é um documento de tipo histórico que relata a trajetória educacional ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa como forma de demonstrar suas habilidades e competência de um modo geral, currículo tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.
Seu currículo deve ser feito de forma bem objetiva, expondo apenas seus documentos necessários, e ser bem coerente, pois o currículo irá revelar se você esta ou não qualificado para exercer o cargo, não prolongar muito, e falar de você de uma maneira que não deixe duvidas se você é ou não a pessoa certa, a linguagem também é outro ponto muito importante ..
Na aula seguinte o assunto foi “Leitura” mais precisamente leituras fotográficas que nós tínhamos que interpretar. Foram exibidas várias imagens durante a aula,
Parte3
Nessa aula foi falado sobre estrutura de texto, que um bom texto sempre tem quer ter coerência, sempre seguindo um contexto e o mais importante todo texto tem que ter começo, meio e fim.
Na aula seguinte a professora mostrou no, data show duas poesias e cada acadêmico dava sua opinião sobre os poemas:
Poesia de Carlos Drummond de Andrade
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Poesia de Vinicius de Moraes
Soneto de felicidade
De tudo, ao meu amor serei atento.
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto.
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu encanto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quanto mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
A importância do ato de Ler
Uma competência indispensável para a aprendizagem de qualquer pessoa.
Sei que vivemos em um país onde a maioria da população é analfabeta (que fique bem claro que) “saber ler” não é simplesmente juntar as letras formando palavras, juntar palavras formando frases e nem juntar frases formando textos, saber ler não é simplesmente ler, “saber ler” é ler e entender, é ler e depois poder expressar aquilo que leu com suas próprias palavras, saber ler é saber interpretar.
Na aula seguinte o assunto foi interpretação de texto:
Que é Viver a história, Interpretar o que o autor escreveu e não o que você pensa.
Também foi exibido para a turma “músicas” é nos tínhamos que entender o que o autor quis expressar com aquela letra. Como exemplo, as musicas a seguir:
Gostava tanto de você
Composição: Edson trindade
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Em relação a musica o autor relata o sofrimento, a grande tristeza de perder sua filha no acidente. E não teve tempo dizer o quanto amava ela.
A segunda musica é do Cartola chamada “a vida é um moinho”
O Mundo é Um Moinho
Composição: Cartola
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés
A música se trata quando Cartola descobriu que sua filha era prostituta, através dessa música ele tentou mostrar para ela que na vida todos estão sujeitos a cometer erros que nesse mundo ela não teria volta.
A terceira musica foi do Djavan chamada “flor de lis”
Valei-me Deus, é o fim do nosso amor
Perdoa, por favor, eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez, que minha ilusão
Foi dar meu coração com toda força
Pra essa moça me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz de uma flor de lis
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
A ultima musica foi “flor de lis”
compositor: Djavan
Valei-me Deus, é o fim do nosso amor
Perdoa, por favor, eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez, que minha ilusão
Foi dar meu coração com toda força
Pra essa moça me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz de uma flor de lis
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
Djavan fez essa musica porque ele de certa forma estava num beco sem saída aonde ele teria que escolher entre sua esposa e sua filha, porém ele cometeu um erro em não aceitar só uma e sim as duas, entretanto morreram as duas no parto.
Na aula seguinte a professora explicou sobre ortografia buscando nos alertar sobre os erros ortográficos cometidos, e também foi falado sobre expressões populares.
Ortografia
A ortografia é a parte da língua responsável pela grafia correta das palavras. Essa grafia baseia-se no padrão culto da língua. As palavras podem apresentar igualdade total ou parcial no que se refere a sua grafia e pronúncia, mesmo tendo significados diferentes. Essas palavras são chamadas de homônimas (canto, do grego, significa ângulo / canto, do latim, significa música vocal). As palavras homônimas dividem-se em homógrafas, quando tem a mesma grafia (gosto, substantivo e gosto, 1ª pessoa do singular do verbo gostar) e homófonas, quando tem o mesmo som (paço, palácio ou passo, movimento durante o andar).
Expressões populares
Diariamente utilizamos expressões com significados diferentes daquilo que elas representam literalmente, mas raramente nos preocupamos em ir atrás da sua origem ou até mesmo da sua forma correta.
Abaixo vou citar três expressões que todo mundo erra, ou seja que todo mundo usa mais nem todo mundo sabe o significado.
1) Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão: o correto é batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.
2) Cor de burro quando foge: o correto é corro de burro quando foge!
3) Quem tem boca vai a Roma: pois é, eu também fiquei surpreso ao saber que o correto não tem nada a ver com a capacidade de pela comunicação ir a qualquer parte do mundo, e sim uma forma de exortação à crítica política; o correto é quem tem boca vaia Roma.
Na aula seguinte o assunto foi o assassinato da língua portuguesa a Professora exibiu um vídeo onde o casal Nardone foi entrevistado, deixando ocorrer assim erros totalmente gravíssimos , que também são bastante populares pois a maioria da população as utilizam.
Abaixo estão as frases que consegui encontrar no vídeo :
- 1. Somos muitos apegados a família.
- 2. E tudo na nossa vida.
- 3. Fomos sempre zunidos.
- 4.Sempre fomos famílias.
- 5. Ela vai vim.
- 6. Onde um ia, ia todos.
- 7. Ela cativava todo mundo, onde ela chegava.
- 8. Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5.
- 9. Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha.
- 10. Meus filhos pra mim é tudo na minha vida.
- 11. O que mais doi e as pessoas falá que nós somos assassinos verdadeiros.
- 12. A gente sabia que nós não fizemos nada.
- 13. Foi momentos horríveis.
- 14. Houve gritos.
Na aula seguinte o assunto foi colocação pronominal, o uso correto do pronome oblíquos átono nas frases como usar corretamente os termos mesóclise, ênclise e próclise.
· Próclise: quando aparecem antes do verbo: Ex: Me deixe(deixe-me), Fui porque me convidaram
· Mesóclise: Quando aparecem meio do verbo. Ex.: dir- te- ei, amá- la- ia
· Ênclise: Quando aparecem depois do verbo Ex. Vão-se, Vou-me retirar,deixe-me
- Nessa mesma aula foi explicado à turma sobre a eufonia que nada mais é o Som agradável especialmente pela combinação das palavras, elegância e suavidade na pronúncia, diferente da cacofonia que são encontros ou repetições de sons que desagrada ao ouvido.
Como aula se tratava de colocação pronominal a Professora mostrou um poema de Oswaldo de Andrade chamado “Dê um cigarro” que nesse poema o autor emprega os pronomes oblíquos átonos.
Na aula seguinte o assunto foi figura de linguagens.
A Professora passou uma musica chamada explode coração composta pelo Gonzaguinha e nós tínhamos que encontrar dentro dessa musica as figuras de linguagens:
Na aula seguinte o tema foi Estrangeirismo a Professora colocou uma música, a música era do cantor Zé ramalho a Professora pediu para a classe que formassem grupos e cada grupo dava sua opinião sobre a música.
Nessa ocasião meu grupo era composto por André Real, Fabiano Rodriguês e Sânnzzya Ramos.
Aqui em baixo está à música de Zé ramalho:
Outro dia me convidaram pra ir ao Mc'Donalds comemos um pão com carne
O salão estava, lotado fizemos os pedidos através de um tal de , drive tru
Os colegas percebendo a minha irritação disseram: Se tu estiver com pressa eles tem um sistema de entrega a domicilio maravilhoso
Desacostumado com esse linguajar chamei os 'cabas’: vamos s'imbora.
Seguimos pela avenida Henrique Shaumann, onde pude observar um outdoor ,que estava escrito China
e uma seta indicativa estacionamento ,nós não paramos por lá não.
Seguimos mais adiante avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita : aberto.
quando olhei pro chão pude ver um capacho abandonado com a bandeira americana me convidando : seja bem vindo
Ao adentrar á aquele recinto pude observar na decoração
e nas paredes estavam escritas assim :bolo gelado , pão com ovo , pão com carne e alimentos rápidos.
Eu pensei comigo : Food na Bahia agente usa numa outra situação.
Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja a marca era bud wicer
o camarada que lhe acompanhava com sua long neck Heineken
Do meu lado direito uma loira bonita ,peituda falava pro cabra com uma voz sensual assim :eu trabalho numa centro de relaxamento para homem .
e ele pergunta pra ela : fica próximo do motel minhas flores ?
e ela disse : não bebê , fica junto a boate.
a fome aumentava juntamente com a raiva
e eu não sabia seu eu pedia um hot Dog ou um simples cachorro quente
'emputecido' mais uma vez com aquela situação chamei os caboclos : vamos s'imbora
Na saída o manobrista nos recebe e nos entrega a chave do nosso possante veículo
um Fusca 68 fabricado em Volta Redonda na época do presidente Juscelino Kubitscheck
ele olha pra mim e me diz : obrigado senhor tenha uma boa noite.
e eu usando toda minha simplicidade e educação que aprendi no sertão da Bahia ,eu olhei pra ele e lhe disse :
'' Vá pra puta que lhe pariu ''
nossa gramatica esta tão dividida tem gente falando happy, pensando que é feliz
Acabaria com esse tal de estrangeirismo que perturba nossa língua e muda tudo de vez
e os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinaria ao brasileiro que aqui se fala o português
Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fonema sim senhor , adjetivo ,predicado , eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país com muito amor
Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fonema sim senhor , adjetivo ,predicado ,eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país sofredor
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : comida rápida , entrega a domicilio , servir a si próprio, cachorro quente , molho de tomate.
Eu só queria almoçar
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : comida rápida , entrega a domicilio , servir a si próprio, cachorro quente , molho de tomate
Meu Deus onde é que eu vim parar
'' Oxente problem'
Em relação a musica dissemos que o autor se encontrava revoltado, pois o seu idioma brasileiro está cheio de palavras estrangeira.
A professora pediu que traduzisse alguns para da musica:
Hot dog: cachorro quente
x - burger: queijo no pão
Fast Food: comida rápida
Delivery: entrega a domicílio
Self Service : serviço próprio, ou seja, em um restaurante a pessoa serve a si.
happy: hora feliz
Nessa mesma aula a Professora Eliana pediu à classe que pesquisasse sobre a origem da língua portuguesa:
Origem da Língua Portuguesa
É bastante difícil conhecer a língua dos povos habitantes na península Ibérica antes dos Romanos dela se apossarem.
Os Romanos ocuparam a Península Ibérica no séc. III antes de nossa Era. Contudo, ela só é incorporada ao Império no ano 197 antes de Cristo. Tal fato não foi pacifico. Houve rebeliões contra o jugo Romano.
A formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes do domínio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificações, dando origem a dialetos que se denominava romanço (do latim romanice que significava, falar a maneira dos romanos).·.
Parte 4
Nessa aula 5 de novembro de 2010 o primeiro assunto passado pela professora foi cartas de comunicação, Foi passada uma atividade que nós alunos teríamos que pesquisar sobre:
Carta formal A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou a reflexão. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, uma secção de jornal ou revista etc.
A estética da carta varia consoante a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo (nome, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura.
No caso das correspondências comercial e oficial – textos jurídicos, comunicados, ofícios, memorandos emitidos por órgãos públicos – a linguagem é muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio. Sensações
· Carta informal é aquela que escrevemos para amigos familiares.
· Uso da Vírgula
Apesar de parecer simples, o uso da vírgula é um elemento da escrita em que muitos tropeçam. E uma vírgula mal colocada, ou a falta dela, pode prejudicar completamente a clareza de um texto, tornando-o ambíguo e obscuro. Quer um exemplo? Veja então como estas duas frases têm sentidos totalmente diferentes apenas pela posição da vírgula. "Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura". (um sentido). / "Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a sua procura".o emprego da vírgula depende da estrutura sintática da oração.
Fim do meu portiólio.
Sânnzzya Ramos :*